Livros e Artigos

[disponibilizo livros e artigos para download em Academia.edu e Scribd]

Páginas

terça-feira, 3 de junho de 2014

Ney Fayet de Souza

Da nota teórico-afetiva do "Penas e Medidas de Segurança no Direito Penal Brasileiro", nossa (minha, da Mariana Assis Brasil Weigert e da Inês) homenagem ao mestre Ney Fayet de Souza e os nossos sentimentos à família Fayet (Ney Fayet Júnior, Fabio Fayet, Paulo Fayet).
"O primeiro contato que tive com o tema deste livro – que em sentido amplo pode ser denominado penalogia (ou penologia, como em algumas traduções do termo penology) – foi na graduação do curso de Ciências Jurídicas e Sociais da Unisinos, nas aulas do prof. Ney Fayet de Souza.
A família Fayet, naquela época, já era uma referência afetiva, sobretudo em decorrência dos fortes vínculos de amizade que eu nutria com as gerações das década de 60 e 70 da família Agne. Em Santa Maria, nas casas dos Agne Ritzel e dos Agne Domingues, que frequentei durante toda a minha adolescência, os parentes de Porto Alegre eram sempre mencionados: os Agne Fayet, mas, sobretudo, a enigmática D. Ignez Valdez Weigert, que posteriormente descobri ser a matriarca dos clãs.
Para além deste olhar naturalmente afetivo e cúmplice, lembro de frequentar curioso as aulas de Penal III em 1991. A energia e a segurança intelectual do prof. Ney Fayet despertaram grande interesse pela matéria, notadamente por dois temas considerados espinhosos na teoria da pena: aplicação da pena e prescrição penal. A ênfase do professor nestes pontos, diretamente proporcional ao seu domínio, era imensa, e muitos alunos apresentavam naturais dificuldades na resolução dos casos propostos. Como todo mestre, o autor de 'A Sentença Penal e suas Nulidades' plantou uma semente de curiosidade que permanece viva até hoje. Entre os debates sobre filosofia e sociologia do direito com meu orientador Antônio Carlos Nedel, o interesse pela penalogia foi cultivado pelo professor, amigo e colega Ney Fayet de Souza Jr.
"


Nenhum comentário: