Livros e Artigos

[disponibilizo livros e artigos para download em Academia.edu e Scribd]

Páginas

domingo, 2 de março de 2014

Metodologia de Pesquisa: "Marcha da Maconha" (estudo de caso)

Está disponibilizado no academia.edu o Trabalho de Iniciação Científica da Lorena Otero, orientado pela profa. Marta R. A. Machado (FGV de São Paulo), sobre a Marcha da Maconha.
Destaco algumas características do trabalho, sobretudo aos jovens pesquisadores das Faculdades de Direito:
(a) Metodologia: o trabalho é um estudo de caso (Marcha da Maconha). Assim, diferentemente das "pesquisas" que temos no Direito, não se limita à mera revisão bibliográfica, ou seja, demonstra como é possível fazer uma pesquisa para além da compilação de fichas de leitura.
(b) Técnica de Pesquisa: em razão do déficit de bibliografia, o trabalho é concentrado em entrevistas, análises de julgados e reportagens de jornais, ou seja, trata-se de uma pesquisa em fontes primárias.
(c) Conteúdo: se no Direito temos uma espécie de vício em relatos bibliográficos (compilação doutrinária), nas ciências sociais o vício é o do mero relato de casos (descrição de dados). No trabalho, a autora narra o problema de pesquisa, apresenta os dados empíricos que o envolve (problema) mas, em momento algum, deixa de fazer uma análise crítica, discutindo teoricamente as questões.
Leitura indicada não apenas para quem tem interesse no tema, mas para quem busca formas alternativas de construir uma pesquisa.

https://www.academia.edu/6249426/Das_ruas_ao_Supremo_Tribunal_Federal_a_criminalizacao_da_Marcha_da_Maconha_no_Brasil

Nenhum comentário: